8º Encontro Cultural - Contributo AAIF "Projeto social de apoio a doentes deslocados da ilha das Flores"


Em 2013 a sede da AAIF esteve aberta o ano inteiro à exceção dos habituais períodos de férias (Santo Cristo/Sopas da Associação e mês de Agosto) para receber os utentes deslocados da ilha das Flores.


No total, a AAIF prestou auxílio a 217 utentes e acompanhantes, menos 7 do que no ano anterior, ocupando no total 111 quartos e 624 noites. O período médio de estadia é de 5 dias. 
Analisando a distribuição por meses, como já vem sendo hábito, os meses com menos procura são os meses de Maio e Dezembro, já os meses de maior número de entradas são os de Setembro, Outubro e Novembro.

Estimando um valor de 20,00€ por noite, as estadias na sede da Associação representam uma poupança de 12.480,00 € em alojamento por parte dos habitantes da ilha das Flores.
Esta poupança é possível graças aos protocolos celebrados entre a AAIF e as duas Câmaras Municipais, Lajes e Santa Cruz, protocolos estes que contemplam a estadia de forma gratuita e consequente utilização dos cómodos da casa (cozinha, casas de banho, sala de jantar e sala de estar, com a utilização de televisão e restantes equipamentos existentes nas instalações). 
Desde 2005 foram hospedadas 1233 pessoas, sendo que os 217 representam 18% deste total.

Dos 217, 71% (154) são oriundos do Concelho de Santa Cruz e os restantes 29% (63) do Concelho das Lajes. 
Como se pode ver no gráfico abaixo, regista-se algum equilíbrio no que concerne à distribuição por sexo, 51% (111) são do sexo feminino e 49% (106) do sexo masculino.


(Informação constante do Relatório de Atividades 2013 da AAIF)

Sem comentários: