Apoio a doentes e acompanhantes deslocados

Em Maio de 2005, a AAIF começou a desenvolver uma nova valência de apoio social a pessoas carenciadas que se deslocassem da ilha das Flores a São Miguel por motivos de saúde.
Assim, estas pessoas podem ficar alojadas gratuitamente na sede social da AAIF, mediante selecção efectuada pelas autarquias florentinas.
A sede social da AAIF dispõe de 3 quartos (1 quarto de casal, 1 quarto com 2 camas individuais e 1 quarto com 3 camas individuais), bem como cozinha equipada, 2 casas de banho, sala de jantar, sala de estar com televisão, que podem ser utilizados pelos utentes bem como os restantes equipamentos existentes nas instalações.
No período que vai de Maio a Dezembro, foram 50 os doentes deslocados que ficaram alojados na sede social da AAIF.
Os meses de Setembro e Outubro são os que evidenciaram uma maior procura com um valor de 26% em ambos os meses.
Os 50 beneficiários do apoio permaneceram na sede da AAIF 299 dias o que corresponde a um valor médio de 6 dias por utente. Apenas um utente permaneceu na sede da AAIF por um período superior a 10 dias.
Em termos gerais, a taxa de ocupação da sede social da AAIF é baixa com valores que se situam entre os 2% (Maio, início de actividade) e os 21% (Setembro).
Estima-se que cada utente terá poupado em média, apenas em alojamento, cerca de 100 euros (89,6 a 119,6 euros) na sua deslocação à ilha de S. Miguel. Em termos globais a poupança total estimada situar-se-á entre os 4485 e os 5980 euros.


Dos 50 utentes que solicitaram o apoio da AAIF, 19 tiveram origem na freguesia da Fazenda seguido de Santa Cruz com 17 utentes, o que corresponde a 38% e 34%, respectivamente.
De salientar que a AAIF não recebeu qualquer pedido a solicitar apoio por parte das Juntas de freguesia da Fajã Grande, Mosteiro, Lajedo, Lomba, Caveira e Ponta Delgada.
A distribuição dos utentes pelas freguesias de origem reflecte, em parte, o empenho dos autarcas locais na resolução dos problemas sociais que são confrontados diariamente.



O número de utentes do sexo feminino é igual ao número de utentes do sexo masculino. Assim, dos utentes da AAIF, 25 são mulheres e 25 são homens.
Em relação ao grupo etário, 17 dos utentes têm uma idade compreendida entre os 40 e 60 anos o que corresponde a 34%. Apenas 5 utentes se encontram acima da faixa etária dos 60 anos – 10%.
(Relatório de Actividades AAIF 2005)


Sem comentários: