AAIF já apoiou duas centenas de florentinos em São Miguel


Ao todo foram já cerca de duas centenas os florentinos que se deslocaram a São Miguel por motivos de saúde e que a AAIF apoiou, disponibilizando alojamento na sua sede social.
Uma actividade que a AAIF tem vindo a desenvolver há quase 2 anos, sendo que em 2006 o número de utentes que recebeu esse apoio registou um aumento de 192% em relação a 2005, passando de 50 para 146.
Um aumento que reflecte um maior envolvimento dos autarcas locais na resolução dos problemas sociais e também a afirmação de um projecto de apoio social iniciado pela AAIF em 2005 e que é pioneiro no arquipélago.
Este aumento da procura teve como origem todas as freguesias da ilha, com excepção da freguesia do Mosteiro da qual não foi solicitado apoio e a freguesia dos Cedros que apresentou uma variação nula. Santa Cruz e Ponta Delgada foram as freguesias onde se observou um maior crescimento, com mais 26 e 20 utentes respectivamente.
Em relação aos 146 utentes no ano 2006 salienta-se o facto de 43 serem da freguesia de Santa Cruz e 28 das Lajes; de haver mais utentes do sexo feminino que masculino; de 36% dos utentes terem entre 40 e 60 anos de idade e 10% terem mais de 60 anos, além de que os meses de Maio/Junho e Dezembro foram aqueles que tiveram uma maior procura.
A taxa média de ocupação da sede social da AAIF situa-se nos 39,5%, para um valor médio de 5,9 dias por utente e um total de 867 dias de ocupação.
Estima-se que cada utente terá poupado em média, apenas em alojamento, cerca de 100 euros (87,9 a 117,2 euros) na sua deslocação à ilha de S. Miguel.
Em termos globais a poupança total estimada situar-se-á entre os 13.000 e os 17.000 euros.
Acresce ainda uma eventual poupança relacionada com a alimentação em resultado da existência de uma cozinha devidamente equipada para a confecção das refeições.
Criada a 19 de Fevereiro de 2003, a AAIF é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve actividades de cariz social, cultural, recreativo.
Além do apoio a florentinos carenciados que se deslocam a São Miguel por motivos de saúde, os seus principais objectivos passam também por acolher florentinos, descendentes, familiares e amigos que residam em São Miguel, ou outros que a ela se desloquem, fazendo da sua sede social um ponto de encontro e um local de convívio e bem estar entre todos; incentivar o intercâmbio com a ilha das Flores, pela cooperação entre a associação e as instituições da Ilha, com o objectivo de realizar acções culturais, sociais, recreativas e desportivas; fomentar o desenvolvimento de acções que visem a promoção da ilha das Flores, na globalidade do seu contexto regional, nacional, internacional e ultra-periférico, através da defesa e divulgação do seu Património Cultural e Natural.


Sem comentários: