(Clicar na imagem para ampliar) |
A Associação Amigos da Ilha das Flores promove no próximo dia 18 de abril, pelas 17horas, o seu 9º Encontro Cultural, este ano subordinado à temática “Das fortificações militares ao geoturismo: património histórico, cultural e ambiental da ilha das Flores”.
O Encontro, que decorre na sede social da AAIF sita ao nº 89 da Rua do Peru em Ponta Delgada, é composto por intervenções de quatro oradores distintos e sobre diferentes aspetos da ilha das Flores.
A primeira intervenção, "A fortificação da Idade Moderna nos Açores: o caso da ilha das Flores", será proferida por Sérgio Rezendes, professor e investigador, seguindo-se a exibição do filme de animação “História dos Açores”, de Tiago Rosas e Victor Descalzo, vencedor do ‘Prémio Regional do Público’ no II Panazorean - Festival Internacional de Cinema.
"Flora e Vegetação da Ilha das Flores" será a intervenção proferida por Luís Silva, docente do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, enquanto que “Património Geológico da ilha das Flores: valorização e usufruto” será a temática das intervenções de Eva Lima e Marisa Machado, do Geoparque Açores.
Segue-se um tempo de debate a anteceder o encerramento com a entrega de prémios do Torneio de Cartas da AAIF (sueca e King).
Recorde-se que em anos anteriores foram abordadas temáticas como a Saúde na ilha das Flores, a História da ilha e a dupla ultraperificidade, a economia e o futuro da ilha, a sustentabilidade energética da ilha das Flores, marinheiros do extremo ocidental da Europa e o património baleeiro, florentinos que se distinguiram ou a experiência associativa e migrante dentro do próprio arquipélago dos Açores.
Esta é a 9ª edição do Encontro Cultural que se enquadra no Plano de Atividades da AAIF para 2015 e vai de encontro aos seus objetivos de desenvolver atividades que promovam o bem estar dos naturais das Flores e daqueles com quem vivem, incrementando o intercâmbio com a ilha das Flores, realizando ações culturais, sociais ou desportivas e promovendo a própria ilha na globalidade do seu contexto regional, nacional e ultraperiférico da União Europeia.
O 9º Encontro Cultural da Ilha das Flores integra ainda a programação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de abril, sob o lema ‘ Conhecer, Explorar, Partilhar’, tendo como parceiros o Geoparque Açores, Universidade dos Açores, Colégio do Castanheiro e o Museu Militar dos Açores.
A entrada é livre e aberta a toda comunidade e a todos os interessados.
Sem comentários:
Enviar um comentário