2014.11.26 Tertúlia sobre a vida e obra do fotógrafo florentino Christiano Junior

A vida e obra do florentino José Christiano de Freitas Henriques Júnior foi o tema da tertúlia que decorreu no dia 26 de novembro no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
Uma iniciativa que resultou de uma parceria entre a Associação Amigos da Ilha das Flores e a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, e contou com a presença de Manuel Magalhães, arquiteto e fotógrafo, natural do Porto, estudioso da história da fotografia em geral e de Christiano Júnior em particular.
Christiano Júnior é um dos mais interessantes e fascinantes fotógrafos que atuaram na América Latina, sendo ainda desconhecido na sua terra natal, ficando agora o desafio de o dar a conhecer e organizar um evento na ilha das Flores.
Nascido nas Flores a 21 de julho de 1832, emigrou para o Brasil provavelmente em 1855 e exerceu a sua atividade de fotógrafo em Alagoas e no Rio de Janeiro. Posteriormente trabalhou no Uruguai, Argentina e Paraguai, onde faleceu em 1902. 
A sua obra fotográfica reparte-se pelo trabalho de estúdio de retratos e pelas fotografias de negros, negros de ganho, que publica como coisa muito própria para quem se retira para a Europa. Continuou o seu trabalho em Buenos Aires, e além dos habituais trabalhos de estúdio, de retratos, dedica-se à documentação fotográfica das cidades emergentes da Argentina. Foi editor e também se dedicou à pintura e escrita.

(FOTOGRAFIAS AFAA, com TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)










 
Manuel Magalhães e Nuno Lopes, diretor regional da Cultura

Sem comentários: