Tertúlia sobre a vida e obra do fotógrafo florentino Christiano Junior

 
A Associação Amigos da Ilha das Flores em parceria com a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores levam a cabo uma tertúlia – a 10ª tertúlia organizada pela AFAA - dedicada ao tema “À CONVERSA COM MANUEL MAGALHÃES”, que decorrerá no próximo dia 26 de novembro (4ª feira), pelas 20h30, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
Manuel Magalhães, nasceu no Porto em 1945. É licenciado em Arquitectura pela E.S.B.A.P. Dedica-se à Fotografia desde 1970 e à investigação da sua história, nomeadamente no que se refere a Portugal e ao Porto. Faz parte do Grupo IF (Ideia e Forma). Foi um dos fundadores da Galeria Imago Lucis, no Porto.
Sendo Manuel Magalhães uma figura chave da fotografia portuguesa e investigador na área da História da Fotografia, a AFAA e a AAIF convidaram o fotógrafo Manuel Magalhães para dar a conhecer o trabalho do também fotógrafo açoriano CHRISTIANO JUNIOR.
De nome completo José Christiano de Freitas Henriques Júnior, é natural do Arquipélago dos Açores, da Ilha das Flores (Portugal). Emigrou para o Brasil provavelmente em 1855, tendo exercido a sua atividade de fotógrafo em Alagoas e no Rio de Janeiro. Posteriormente trabalhou no Uruguai, Argentina e Paraguai, onde faleceu em 1902. A sua obra fotográfica reparte-se pelo trabalho de estúdio de retratos e pelas fotografias de negros, negros de ganho, que publica como coisa muito própria para quem se retira para a Europa. Continuou o seu trabalho em Buenos Aires, e além dos habituais trabalhos de estúdio, de retratos, dedica-se à documentação fotográfica das cidades emergentes da Argentina. Foi editor e também se dedicou à pintura e escrita. CHRISTIANO JUNIOR é um dos mais interessantes e fascinantes fotógrafos que atuaram na América Latina.

Sem comentários: