AAIF cria folheto informativo para divulgar protocolo de cooperação


(Clique nas imagens para ampliar)
 
​A Associação Amigos da Ilha das Flores (AAIF) criou um folheto informativo com o objetivo de divulgar junto da população florentina o protocolo de cooperação que mantém com as Câmaras Municipais de Lajes e Santa Cruz das Flores.
Com este protocolo, que vigora desde 2005, as pessoas com dificuldades económicas que da ilha das Flores se deslocam a São Miguel por motivos de saúde,podem ficar hospedadas gratuitamente na sede da AAIF situada na Rua do Peru nº89, em Ponta Delgada.
A AAIF considera que há ainda algum desconhecimento e falta de informação das pessoas sobre este projeto de âmbito social pelo que com esta iniciativa pretende fazer chegar mais e melhor informação à população residente nas onze freguesias da ilha das Flores, distribuindo os folhetos pelas Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Casas do Povo, Postos RIAC e Centro de Saúde.
As pessoas que pretendam beneficiar deste protocolo devem dirigir-se à sua Junta de Freguesia e/ou Câmara Municipal depois de terem ido ao Centro de Saúde e tendo em posse a credencial de deslocação, sendo que a seleção dos beneficiários é da exclusiva responsabilidade da Junta de Freguesia / Câmara Municipal.
O contacto com a AAIF é feito pelas Câmaras Municipais que enviam a identificação do candidato, datas de deslocação e respetiva cópia da credencial, além de ser celebrado um seguro de responsabilidade civil a favor do candidato aquando da sua permanência na casa, a qual que se verifica  no estrito limite da duração da viagem, devidamente comprovada através da credencial emitida pelos Serviços Sociais.
A AAIF informará os Municípios sempre que a lotação estiver preenchida para que não sejam acionados outros processos, bem como no caso de serem identificados casos de pessoas que demonstrem não serem realmente necessitadas, reservando-se assim o direito de se pronunciar sobre a continuidade da sua estadia na sede social da AAIF no âmbito deste projeto.
O protocolo de cooperação contempla a estadia de forma gratuita e consequente utilização dos cómodos da casa (cozinha, casas de banho, sala de jantar e sala de estar, com a utilização de televisão e restantes equipamentos existentes nas instalações) , que dispõe de 5 quartos com capacidade para 12 pessoas.
A sede social da AAIF é composta por um rés do chão onde se encontra o salão de convívio da AAIF, cozinha equipa e lavandaria; no 1º piso ficam 3 quartos (2 duplos e 1 de casal), quarto de banho e sala de estar com televisão; enquanto que no 2º piso se encontram mais 2 quartos (1 de casal com cama extra e 1 triplo), quarto de banho e o escritório da AAIF.
Desde a assinatura dos referidos protocolos em 2005, já permaneceram nas instalações da AAIF quase 1400 pessoas, sendo que no ano de 2013 ficaram 18% deste total, com 217  utentes e acompanhantes, o que se traduz em 624 noites e numa poupança significativa por parte das pessoas que frequentemente se deslocam a São Miguel por motivos de saúde.
A Associação Amigos da Ilha das Flores foi fundada a 19 de fevereiro de 2003 e declarada de utilidade pública a 21 de setembro de 2009, tendo por objeto desenvolver atividades que promovam o bem estar dos naturais das Flores e daqueles com quem vivem, bem como incrementar o intercâmbio com a ilha das Flores, realizando ações culturais, sociais ou desportivas e promovendo a própria ilha na globalidade do seu contexto regional, nacional e ultraperiférico da União Europeia.

Sem comentários: