"À Beira da Europa"

O Sol põe-se sobre a Fajã Grande, o povoado mais ocidental da ilha açoriana das Flores, o mais avançado posto ocidental de Portugal e do Velho Continente. É um lugar minúsculo, numa ilha minúscula, com menos de 4000 habitantes, isolada no meio do Atlântico Norte (...) É neste cenário e sobre este cenário que se desenrola À Beira da Europa, documentário sobre a mais periférica ilha, da já de si ultra periférica região dos Açores.

Qual a sensação de crescer nesse universo finito? Sufoco? Ânsia por novas paragens, que sabem existir, mas que na ilha não têm dimensão real? Medo da aventura nesse desconhecido distante? Ou apenas indiferença a esse outro mundo, virtual e desconhecido para o ilhéu? Ou ainda, talvez todos esses sentimentos misturados, sobrepondo-se ora uns ora outros, consoante o tempo, as marés, a lua, ou outros estados de alma mais da competência de psicólogos e de poetas.
Estas questões são a premissa inicial do documentário que estreou ontem em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, num auditório bem recheado de Florentinos, amigos das Flores e todos quantos quiseram conhecer a vida na mais ocidental fronteira, o fim da Europa ou o seu início...










                          




Sem comentários: