Foi há 10 anos que tudo começou…



Os ‘Amigos das Flores’ nasceram de uma simples conversa entre florentinos residentes em São Miguel, que frequentemente se encontravam pela rua, no café e por aí…
As conversas iam dar quase sempre ao mesmo: que seria engraçado organizar um encontro entre aqueles que nasceram na ocidental ilha das Flores mas que um dia, por motivos vários, acabaram por fixar residência na ilha do Arcanjo.
Todos concordavam que a ideia era boa. As opiniões eram unânimes e iam no sentido de se sentarem todos à volta de uma mesa… de preferência a saborear Sopas de Espírito Santo à moda das Flores.
Depois de o assunto ter sido falado por diversas vezes, finalmente se concretizou essa ideia e num belo dia de Primavera teve lugar o primeiro almoço de florentinos (18 de Maio de 2002), mesmo sem as famosas Sopas mas com a promessa de as fazer no ano seguinte.
Estava assim criado o embrião daquilo que cerca de um ano depois viria a ser a ‘Associação Amigos da Ilha das Flores’ (AAIF), muito embora na altura nem se falasse disso mas apenas de um próximo encontro, das prometidas e tão desejadas Sopas ou até de outras atividades que eventualmente poderiam vir a ser realizadas.
A ideia era simplesmente a de promover o convívio entre florentinos que residissem em São Miguel e também ajudar a divulgar um pouco mais a ilha das Flores.
Porém, o entusiasmo à volta de tudo isto foi tão grande que fez com que alguém acabasse por sugerir a criação de uma associação propriamente dita. Rapidamente se formou uma Comissão Instaladora formada por treze elementos e a 19 de fevereiro de 2003 ‘nasceu’ a AAIF.
Com muito trabalho e com a dedicação de todos quantos se uniram neste projeto, por amor à sua ilha, a associação foi crescendo, até que finalmente foi possível inaugurar a sua sede social no dia 9 de outubro de 2004. Para o efeito contamos com o apoio do Governo Regional e das Câmaras Municipais de Santa Cruz e das Lajes das Flores.
Queremos que a nossa associação e a nossa sede sejam cada vez mais um ponto de encontro e de convívio entre florentinos, descendentes, amigos e simpatizantes, ajudando assim ao seu crescimento e enriquecimento.
Por outro lado, desde maio de 2005 temos vindo a desenvolver um importante projeto que visa apoiar os doentes mais desfavorecidos e com maiores dificuldades financeiras que da ilha das Flores se desloquem a São Miguel, pelo que na sequência de um protocolo entre a AAIF e as autarquias florentinas os utentes ficam alojados gratuitamente no edifício sede da associação que dispõe de 5 quartos para esse efeito.
A 21 de setembro de 2009 foi declarada de utilidade pública pelo então Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César.
A AAIF tem por objeto desenvolver atividades que promovam o bem estar dos naturais das Flores e daqueles com quem vivem, bem como incrementar o intercâmbio com a ilha das Flores, realizando ações culturais, sociais ou desportivas e promovendo a própria ilha na globalidade do seu contexto regional e nacional, enquanto Região Ultraperiférica da União Europeia.
Dez anos depois…  "a paixão que nos une continua ser maior que o mar que nos separa"

Sem comentários: