AAIF suspende recepção de doentes do concelho das Lajes das Flores

Notícia "Diário dos Açores", 22.06.2010

A Associação Amigos da Ilha das Flores, AAIF, com sede na Rua do Peru, em Ponta Delgada, suspendeu a recepção de doentes provenientes do concelho das Lajes das Flores, uma vez que esta autarquia está em falta com a assinatura do protocolo actualizado (entre AAIF, Câmaras Municipais das Flores e Juntas de Freguesia dos respectivos concelhos) e com o pagamento da verba referente ao protocolo entre as duas entidades.
A associação que promove diversas actividades e acolhe doentes das Flores conta com o apoio das Câmaras Municipais de Santa Cruz e Lajes das Flores, sendo que estas contribuem para esta causa, na medida em que é do interesse de todos e benéfico, sobretudo, para os habitantes das Flores.
Ao que o DA conseguiu apurar o município das Lajes das Flores só pagou a comparticipação relativa ao ano de 2009 no passado mês de Abril e depois de enviada uma nota à autarquia mais Ocidental da Europa foi esclarecido que não receberão qualquer doente até que seja actualizado o protocolo estabelecido, enviado em Janeiro de 2010 para os dois municípios das Flores.
Contactado pela nossa reportagem, João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores, confirmou esta situação, mas adiantou que nos próximos dias irá acertar o protocolo, sendo que em causa estão alguns pontos que o município quer corrigir.
João Lourenço fez referência ao facto da Câmara Municipal ter estado, desde o princípio, em parceria com a associação “e este problema será ultrapassado rapidamente”.
A AAIF terá recebido nos meses de Fevereiro e Março alguns doentes provenientes do concelho das Lajes, mas agora as Juntas de Freguesia e o município estão já informados que até que seja restabelecido o protocolo o nº 89 da Rua do Peru só receberá pessoas provenientes do concelho de Santa Cruz das Flores.
Na última assembleia-geral do organismo micaelense ficaram estabelecidas estas condicionantes que resultaram nesta divergência por ter havido um acerto face a um aumento derivado do valor de inflação. Esta cláusula do subsídio não teria sido actualizada nos últimos dois anos, mas agora face ao aumento da estrutura do edifício a associação decidiu fazer um acerto no protocolo com os municípios das Flores, tendo o de Santa Cruz das Flores procedido ao pagamento no prazo estabelecido. O valor anterior era de 2500 euros e foi inflacionado com mais 97 euros e meio.
A Câmara das Lajes refere que por ser parte integrante desde os primórdios da associação também tem uma palavra no processo e segundo o presidente da autarquia a Câmara “está a analisar para formalizar um novo protocolo”, referiu João Lourenço.
Contactado pelo DA, Jacinto Avelar, presidente da Direcção da AAIF, salientou que a associação “enviou o protocolo para a autarquia no mês de Janeiro devidamente actualizado com os novos presidentes de Junta e com as alterações do aumento de capacidade da casa (mencionando, ao mesmo tempo, os valores de inflação) não obtendo qualquer resposta”, disse.
Jacinto Avelar sublinha que “se existe alguma alteração a realizar pela Câmara Municipal, que já tem o protocolo desde Janeiro, a AAIF não percebe porque nunca foram contactados para tal nem foram ouvidos os presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho”, afirmou.
De referir que a estrutura principal do edifício da AAIF pode receber 10 pessoas simultaneamente, contando com 5 quartos para os hóspedes, que recebe quase diariamente.


Sem comentários: