Propostas de símbolos para estandarte da AAIF - Memórias descritivas

PROPOSTAS nº 1 e nº 2
Memória descritiva das propostas nº 1 e nº2: "A Associação Amigos da Ilha das Flores juntamente com o professor Óscar propôs-nos a realização de símbolos para um estandarte, para exposição na sede da associação e em eventos participados pela mesma.
Para a iniciação deste trabalho, comecei por pesquisar possíveis símbolos para o estandarte e os seus significados, de acordo com os estatutos da AAIF.
Os símbolos que achei mais adequados para utilizar no meu trabalho foram: a janela, que simboliza a receptividade e a abertura ao exterior; a taça e as folhas de loureiro, símbolos do desporto; a hortênsia, correspondente a ambas as ilhas, São Miguel e Flores; o pergaminho, como símbolo do intercâmbio quer cultural, quer comunicacional; a pena, simbolizando a cultura; e por fim o mapa da Ilha das Flores, que visa representar graficamente a própria Ilha.
Em todo o trabalho as cores mais abundantes são o verde e o cor-de-rosa, pois representam respectivamente, a Ilha de São Miguel e a Ilha das Flores.
Para finalizar este trabalho, feito no Corel Draw 12, fiz a junção de todos estes símbolos de forma a ficarem coerentes".


PROPOSTA nº3
Memória descritiva da proposta nº3: "Este projecto foi proposto pela AIIF com o objectivo de criarmos símbolos para o estandarte.
Comecei por me familiarizar com os objectivos da Associação e por fazer uma pesquisa em livros e na Internet sobre símbolos e o seu significado. Acabei por seleccionar os seguintes símbolos: O Loureiro – que simboliza o desporto; A Hortênsia – que simboliza o património natural Açoriano; O Barco – símbolo da viagem (intercâmbio); e as chamas – que simbolizam o calor e abrigo. Como imagem central escolhi o Homem, porque considero que são as premissas humanistas que presidiram ao surgimento desta associação e que são fulcrais nas suas actividades. Simboliza também a força, o poder e a protecção. Encontra-se pintado a cor-de-rosa pois essa é a cor símbolo da “Ilha das Flores”
Numa fase posterior desenhei os vários símbolos manualmente, digitalizei-os e trabalhei-os num programa informático de desenho vectorial".


PROPOSTAS nº 4 e nº 5
Memória descritiva das propostas nº4 e nº5: "A Associação Amigos da Ilha das Flores propôs-nos o desafio de desenvolver símbolos para o seu estandarte.
Comecei por conhecer melhor a associação e pesquisar símbolos com os vários significados que poderiam fazer parte do meu projecto. Depois, com a pesquisa concluída, escolhi os símbolos mais importantes, ou seja, o loureiro que representa o desporto, o barco que pode ser o símbolo do intercâmbio, as hortênsias, representam o património natural da ilha, a ilha e a casa no meio do oceano representam o lar, o conforto, bem estar e repouso.
Em relação às cores, a mais predominante é a branca, pois, representa a paz. O verde é o símbolo da natureza e o azul simboliza a água, visto que a ilha contém muitas ribeiras e lagoas.
Para a realização deste projecto, desenhei manualmente os vários símbolos e utilizei o programa Corel DRAW 12 para uma melhor apresentação".


PROPOSTAS nº 6 e 7
Memória descritiva das propostas nº6 e nº7: "Este projecto, proposto pela AAIF, tem como objectivo a criação de um símbolo para a realização de um estandarte e iniciou-se da seguinte forma:
1. Recolha de informações sobre a associação em questão, a fim de caracterizá-la na sua generalidade;
2. Investigação sobre simbologia, de modo a ser feita uma selecção dos símbolos mais relevantes para este trabalho;
3. De entre os símbolos seleccionados, escolhi aqueles que mais me chamaram a atenção e que me permitiriam um maior manuseamento;
4. A minha selecção foi a seguinte: Folhas de loureiro(símbolo das actividades desportivas organizadas pela aaif); Rosa dos Ventos (símbolo de orientação, relacionado com o intercâmbio realizado entre a ilha das Flores e a ilha de S.Miguel); Mapa da ilha das Flores (símbolo da Ilha das Flores enquanto património natural); Flor (logotipo actual da aaif) ; e, meninos e meninas de mãos dadas (simbolo da ajuda, força e união, da qual a aaif é uma das representantes);
5. Fiz uma pequena pesquisa de imagens relacionadas com os símbolos seleccionados para que as pudesse trabalhar e fazer a composição no Corel Draw 12 ;
6. Desenhei as imagens e organizei-as para completar a minha composição, chegando a duas alternativas possíveis.
I. Folhas de loureiro a partir de uma fita identificativa da aaif; Rosa dos ventos com a ilha das Flores inserida no seu centro e com os meninos e meninas de mais dadas à sua volta.
II. Folhas de loureiro a partir de uma fita identificativa da aaif; Ilha das Flores no meio dos meninos e meninas de mãos dadas e com a flor do logotipo da associação numa das pontas, e na ponta oposta uma rosa dos ventos".


PROPOSTAS nº8 e nº 9
Memória descritiva das propostas nº8 e nº9: "A pedido da Associação Amigos da Ilha das Flores, foi elaborado um conjunto de símbolos alusivos aos seus estatutos.
De acordo com os seus estatutos, a Associação propõe-se a desenvolver diversas actividades que promovam a cultura, o desporto e o acolhimento dos florentinos em São Miguel.
- As cores que se encontram inscritas no desenho da Ilha das Flores, são as cores das duas ilhas, tendo por base os habituais estandartes das Câmaras Municipais, Juntas de Freguesias, entre outros. Sendo assim a cor verde refere-se a Ilha Verde, a Ilha de São Miguel; a secção pintada a cor – de – rosa, refere-se a Ilha das Flores.
Os símbolos foram utilizados de modo a que cada um tivesse um significado de acordo com as actividades da Associação.
- Deste modo, a mão foi utilizada como forma de acolhimento (hospitalidade) e de ajuda para com os florentinos.
- O leme tem o significado de rumo e de responsabilidade. Rumo referindo-se a facilidades de intercâmbio dos florentinos com a Ilha de São Miguel; responsabilidade por todos os que de certa forma se encontram ligados com o surgimento desta Associação.
- A pena tem como significado a cultura. Como foi visto no artigo 2º dos estatutos da Associação, esta tem, também, como objectivo realizar acções culturais.
- A coroa de loureiro tem como significado o desporto, que da mesma maneira que as acções culturais, também é uma das suas premissas".


PROPOSTA nº10
Memória descritiva da proposta nº10: "A Associação Amigos da Ilha Das Flores, propôs-nos a realização de símbolos para o seu estandarte.
Para a realização deste trabalho fizemos uma pesquisa sobre a Associação e de signos visuais que pudessem traduzir, da melhor forma possível, as suas actividades. Escolhi o loureiro, como símbolo do desporto; duas mãos, como símbolo do acolhimento fraterno e desinteressado; a fogueira que simboliza o calor humano e o afecto; e por fim a hortênsia, por ser um signo do património natural, não só da ilha, mas também dos Açores.
Depois de escolhidas as imagens e de as redesenhar, trabalhei-as num programa de imagem vectorial, o Corel Draw12.
Por fim, e depois de já estarem todas as imagens vectorizadas, fiz uma composição com o intuito de dar maior relevância aos aspectos que me pareceram mais importantes nas actividades da Associação".

1 comentário:

Anónimo disse...

A hortencia não deve ser apregoada como um simbolo do patrimonio dos Açores porque foi trazida para cá por povoadores, e é nativa da Asia. Entristece-me ver que nem toda a gente sabe isto e que este "simbolo" continue... mas espero que este comentário sirva para informar, ou pelo menos despertar a curiosidade de quem o ler.

Relativamente aos simbolos do estandarte, excluindo os que apresentam a referia da flor vinda da Ásia, escolhi o que gostei mais.

Continuem o bom trabalho!