2008.05.04 - 6ª edição das Sopas de Espírito Santo à moda das Flores

A Associação Amigos da Ilha das Flores realizou pelo sexto ano consecutivo o seu tradicional almoço de Sopas de Espírito Santo à moda das Flores, que uma vez mais teve lugar no Salão Paroquial de São José, em Ponta Delgada.
Das Flores vieram os cozinheiros e os foliões de Espírito Santo que ajudaram a enriquecer a festa e que assim também contribuem para divulgar e dar continuidade a estas tradições.
Presentes estiveram cerca de 350 pessoas, entre florentinos, familiares, descendentes, amigos e simpatizantes. Destaque para a presença do Secretário Regional da Habitação e Equipamentos, José Contente, em representação do Presidente do Governo Regional; o vereador Pedro Furtado, em representação da Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada; o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, Manuel Pereira; Olegário Morais, da Casa do Triângulo, entre outras entidades civis e militares.
A festa começou com Missa na Igreja de São José às 11 horas, seguindo-se cortejo com coroas e bandeira até ao Salão Paroquial, acompanhado dos foliões de Espírito Santo da freguesia de Ponta Delgada das Flores.
O almoço de Sopas, confeccionado pelos cozinheiros João Cravinho e Nazaré Silva, foi servido pelas 13 horas. Seguiu-se a cerimónia do levantar das mesas com os foliões de Espírito Santo, bazar com rifas, arrematações e discursos com agradecimentos.
Durante o almoço, que constou de Sopas, carne assada, massa sovada e arroz doce, decorreu uma prova de queijo das Flores oferecido pela Cooperativa Uniflores e foram projectadas fotografias das ilhas das Flores e Corvo para dar a conhecer as suas paisagens e belezas naturais ou para matar os mais saudosistas reverem as mesmas.


O 'descanso dos guerreiros' no fim da festa...

Tempo de discursos e agradecimentos pelo presidente da direcção, Jacinto Avelar

Arrematações e rifas

Tradicional cerimónia do 'levantar das mesas' com os Foliões de Ponta Delgada das Flores
Diferentes perspectivas do almoço...
As Sopas...
O Altar

Cortejo para o Salão Paroquial de São José
À saída da Igreja de São José... depois da Missa


À entrada para a Missa na Igreja de São José
Últimos preparativos: A partir a massa sovada .... e o queijo das Flores

Sem comentários: