2008.04.12 - Mensagem enviada aos Amigos das Flores nos EUA

"A Associação Amigos da Ilha das Flores saúda todos os florentinos, descendentes, familiares e amigos que neste dia se juntaram no Clube Luís de Camões, e todos os que vivem nos Estados Unidos da América ou espalhados pelos quatro cantos do mundo, que como nós sentem orgulho em ser florentino e açoriano.
Não queríamos nem podíamos deixar passar este dia sem vos enviar uma mensagem directamente dos Açores, o outro lado do Atlântico, que vos transmitisse o nosso reconhecimento e gratidão pela iniciativa, mas que também vos levasse um pouco do verde e do azul das nossas ilhas, do negro do basalto, do cheiro a maresia, do nosso pensar e sentir ilhéu e florentino, das nossas ilhas de bruma.
Podemos afirmar que ser açoriano e ser florentino é ser um cidadão do mundo, porque afinal todos somos um pouco emigrantes neste mundo cada vez mais globalizado.
Não temos dúvidas ao afirmar que "a paixão que nos une é maior que o mar que nos separa" e é esse sentimento que nos tem movido desde a criação da associação, para trabalharmos para o bem de todos os florentinos e da ilha das Flores.
Passados 5 anos desde a sua criação, é com orgulho que todos quantos participam e partilham este projecto falam da obra feita e daquilo em que se tornou esta associação, graças ao trabalho voluntário de uns e ao apoio de outros, bem como de diversas entidades e instituições, já que a AAIF é uma associação sem fins lucrativos que vive apenas das quotas dos seus associados e das várias actividades (ou encontros) que promove.
Somos 239 sócios, entre naturais, descendentes, familiares e amigos, e já respondemos a 355 solicitações no âmbito do projecto pioneiro de apoio social a florentinos que se deslocam das Flores a São Miguel por motivos de saúde e que podem ficar hospedados gratuitamente na sede da AAIF.
Temos orgulho no trabalho feito mas temos consciência de que sem outros apoios não será possível alcançar os objectivos a que nos propusemos desde o início nem enfrentar novos desafios e concretizar novos sonhos e projectos.
Precisamos pois de nos unir cada vez mais e de continuar a trabalhar por esta causa, pois todos sabemos que há ainda muito a fazer mas que só com gente empenhada e com a ajuda de todos será possível fazer crescer ainda mais este projecto e fazer sempre mais e melhor.
Sabemos que com a colaboração de todos, isto é possível e que vamos conseguir seguir esse caminho.
Esperamos que haja sempre pessoas interessadas em ajudar a nossa associação, a nossa ilha e as suas (nossas) gentes!
A vós todos o nosso bem haja! "

Ponta Delgada, 12 de Abril de 2008

Sem comentários: