Como tudo começou...

Os ‘Amigos das Flores’ nasceram de uma simples conversa entre florentinos residentes em São Miguel, que frequentemente se encontravam pela rua, no café e por aí…
As conversas iam dar quase sempre ao mesmo: que seria engraçado organizar um encontro entre aqueles que nasceram na ocidental ilha das Flores mas que um dia e por motivos vários acabaram por fixar residência na ilha do Arcanjo.
Todos concordavam que a ideia era boa. As opiniões eram unânimes e iam no sentido de se sentarem todos à volta de uma mesa… de preferência a saborear Sopas de Espírito Santo à moda das Flores.
Depois de o assunto ter sido falado por diversas vezes, finalmente se concretizou essa ideia e num belo dia de Primavera teve lugar o primeiro almoço de florentinos (18 de Maio de 2002), mesmo sem as famosas Sopas mas com a promessa de as fazer no ano seguinte.
Estava assim criado o embrião daquilo que cerca de um ano depois viria a ser a ‘Associação Amigos da Ilha das Flores’ (AAIF), muito embora na altura nem se falasse disso mas apenas de um próximo encontro, das prometidas e tão desejadas Sopas ou até de outras actividades que eventualmente poderiam vir a ser realizadas.
A ideia era simplesmente a de promover o convívio entre florentinos que residissem em São Miguel e também ajudar a divulgar um pouco mais a ilha das Flores.
Porém, o entusiasmo à volta de tudo isto foi tão grande que fez com que alguém acabasse por sugerir a criação de uma associação propriamente dita. Rapidamente se formou uma Comissão Instaladora formada por treze elementos e a 19 de Fevereiro de 2003 ‘nasceu’ a AAIF.
Com muito trabalho e com a dedicação de todos quantos se uniram neste projecto, por amor à sua ilha, a associação foi crescendo, até que finalmente foi possível inaugurar a sua sede social no dia 9 de Outubro de 2004. Para o efeito contamos com o apoio do Governo Regional e das Câmaras Municipais de Santa Cruz das Flores e das Lajes.
Queremos que a nossa associação e a nossa sede sejam cada vez mais um ponto de encontro entre florentinos, descendentes, amigos e simpatizantes, ajudando assim ao seu crescimento e enriquecimento.
Por outro lado também estamos a desenvolver um importante projecto que visa apoiar os doentes mais desfavorecidos e com maiores dificuldades financeiras que da ilha das Flores se desloquem a São Miguel, pelo que os mesmos poderão ficar alojados no edifício sede da associação, na sequência de um protocolo entre a AAIF e as autarquias florentinas.
A AAIF tem por objecto desenvolver actividades que promovam o bem estar dos naturais das Flores e daqueles com quem vivem, bem como incrementar o intercâmbio com a ilha das Flores, realizando acções culturais, sociais ou desportivas e promovendo a própria ilha na globalidade do seu contexto regional e nacional, enquanto Região Ultra-periférica da União Europeia.
Afinal, “a paixão que nos une é maior que o mar que nos separa”.

Sem comentários: